MÊS DE MAIO – MÊS DA CULTURA ITABAIANENSE


(Foto: prefeita Eurídice Moreira com o cineasta Vladimir Carvalho)

O mês de maio, mês que se comemora o aniversário de emancipação política da Rainha do Vale do Paraíba, tem se tornado o mês da cultura itabaianense. Pois é nesse mês que é realizada a Semana Cultural Mestre Sivuca e Zé da Luz. Este evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, mobiliza toda a sociedade civil e cultural do município para as homenagens aos filhos ilustres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento da cultura da terra do poeta Zé da Luz, tanto nas esferas municipal, estadual e nacional, bem como no exterior, a exemplo do músico Sivuca e do cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, que muito nos honra e nos dignifica, aumentando a auto-estima do povo itabaianense.


CINEASTA VLADIMIR CARVALHO INAUGURA O PROJETO: CINEMA NA PRAÇA E CINEMA NO SÍTIO



Foi um verdadeiro sucesso a SEMANA CULTURAL MESTRE SIVUCA E ZÉ DA LUZ, alusiva ao s 119 anos de emancipação política do município de Itabaiana (PB). A programação teve início no dia 22 de maio com o lançamento do livro COLETÂNEA POÉTICA do poeta Antonio Costta. Pela primeira vez tivemos cinco lançamentos de livros num único mês, todos de autoria dos escritores e poetas itabaianenses: Agenor Otávio, Orlando Otávio, Antonio Costta, Reginaldo Alves e Fábio Mozart.



A festa contou com a participação do grande cineasta e documentarista itabaianense Vladimir Carvalho, que inaugurou no dia 23 o Cineclube com o seu nome, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e no dia 24 o Projeto Cinema na Praça e Cinema no Sítio, da Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da sua Secretaria de Cultura que já anunciou o próximo filme a ser exibido na Praça Epitácio Pessoa: “Lula, o Filho do Brasil”.

O escritor itabaianense Reginaldo Alves de Araújo, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, também foi um dos homenageados da Semana Cultural, no dia 25 ele recebeu em solenidade na Câmara Municipal a "Comenda Mestre Sivuca" e a "Medalha Zé da Luz".Reginaldo aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento de seu mais novo livro: "Itabaiana - deslumbramento de uma época".

Itabaiana começa a viver uma verdadeira efervescência literária, e isto tem despertado o desejo da prefeita Eurídice Moreira da Silva, em realizar no próximo ano, a 1ª FEIRA LITERÁRIA DO VALE DO PARAÍBA.

O brilho da festa também foi marcado com a solenidade de entrega do Título de Cidadão Itabaianense ao Comendador Daniel Reis, que doou todos os equipamentos da banda marcial da Escola Estadual Professor Marciel.

A Semana Cultural terminou no dia 27, na Praça Epitácio Pessoa, em uma noite enluarada com ama grande multidão prestigiando a "5ª Feira de Cultura das Escolas Municipais", que este ano abordou o seguinte tema: "Diversidade Cultural no País do Futebol".

UM ENCONTRO DE AMIGOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PILAR
(ESCRITORES: REGINALDO ALVES DE ARAÚJO, DAMIÃO CAVALCANTI, ANTONIO COSTTA E O CINEASTA E DOCUMENTARISTA VLADIMIR CARVALHO)

DAMIÃO CAVALCANTI E VLADIMIR CARVALHO SÃO HOMENAGEADOS EM PILAR


O que têm em comum o escritor, nascido em Pilar, Damião Ramos Cavalcanti, e o cineasta de Itabaiana Vladimir Carvalho? No meio do caminho das cidades onde eles nasceram tem o rio Paraíba… Cenário das brincadeiras dos meninos, que se aventuravam nas águas nem sempre calmas, ele permanece nas memórias dos adultos, ao lado do universo dos engenhos e seus personagens, imortalizados na literatura de José Lins do Rego. E foi numa sessão especial, marcada pela emoção e a nostalgia, que a Câmara Municipal de Pilar realizou recentemente uma homenagem a Damião Cavalcanti e

Vladimir Carvalho. Acatando uma propositura do presidente da Casa legislativa, o vereador Wilton Pontual de Oliveira, foi entregue no dia 26 de maio a Comenda José Lins do Rego, sendo que Vladimir Carvalho recebeu ainda o ‘Título de Cidadão de Pilar’.

A noite começou com a execução do ‘Hino de Pilar’, seguindo-se os discursos do poeta e ex-vereador Antônio Costta; o secretário da Educação, pastor Linaldo Guerra; e o vereador Gabriel Alves de Brito. Todos eles lembraram a irmandade que sempre conjugou as cidades de Pilar e Itabaiana e destacaram a obra poética e as crônicas de Damião Cavalcanti e o documentário ‘O Engenho de Zélins’, de Vladimir Carvalho, como instrumentos necessários para que os mais jovens conheçam a história e reverenciem a memória cultural do agreste paraibano. “Nossa cidade precisa rejuvenescer a capacidade de luta. Pilar precisa de seus homens, das pessoas que fazem cultura”, revelou o vereador Pontual.

No momento em que recebeu a comenda e o título de cidadão, Vladimir voltou ao passado e relembrou a época em que morava em Itabaiana e visitava Pilar e seus engenhos. “Me sinto como aquele sujeito que atravessa a rua para abraçar o outro”, disse. “É como se vivesse, hoje, na velha Vila de Itabaiana de Pilar, assim descrita num documento de 1753”.


Já o discurso de Damião Ramos Cavalcanti trouxe à tona o seu tempo de criança. Nascido em Pilar, ele tomou banho no rio Paraíba, co

nheceu a magia do cinema na casa de seu Hélio Melo e viu andar pelas ruas, com sua roupa, chapéu e sapatos brancos, o ‘menino de engenho’ José Lins do Rego. “Esta é uma emoção cada vez mais revivida. Sempre no meu aniversário volto a Pilar, à casa onde nasci; à escola onde aprendi as primeiras letras e recitei pela primeira vez um poema”, revelou.


Outras homenagens – Durante a sessão da Câmara de Pilar, Damião Cavalcanti fez, ainda, uma menção especial ao escritor José Augusto
de Brito, que morreu recentemente, e à restauração do Engenho Corredor, cuja obra vem sendo executada pelos proprietários Alba e Joaquim Soares, com acompanhamento dos técnicos do IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.


Segundo o vereador Wilton Pontual, Pilar é uma cidade cercada de riquezas. “Só precisamos divulgar mais; fazer com que os mais jovens conheçam estas preciosidades”, explicou o presidente da Câmara Municipal.


(Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do Iphaep)