ITABAIANA (PB) - REINO DA POESIA


Quando chegamos em janeiro de 2001, eu, minha esposa Ivoneide e minha filha Letícia, para fixarmos residência em Itabaiana, não imaginávamos que estávamos desembarcando nossos sonhos no Reino da Poesia.

Então logo descobrimos que Itabaiana foi agraciada por Deus para ser o berço de grandes artistas, a exemplo do poeta Zé da Luz, conhecido como “o Bilac de Chapéu de Couro”, imortalizado na poesia matuta de “As Flô de Puxinanã”, “A Cacimba”, A Terra Caiu no Chão” e “Confissão de Caboclo”. Itabaiana também é a terra do Mestre Sivuca, músico de fama internacional, que popularizou a sanfona nos quatro cantos do mundo. Sivuca, o Poeta do Som, como ficou conhecido, foi o autor da música “Feira de Mangaio”, um verdadeiro hino ao nordeste e de especial modo à “Pedra que Dança” – a sua Itabaiana natal.

Logo ficamos sabendo que Itabaiana é a terra do cineasta Vladimir Carvalho, considerado pela crítica, nacional e internacional, como um dos maiores documentaristas brasileiro. Autor de filmes como “O país de São Saruê”, “O Homem de Areia”, “Excelência Para Um Trem de Ferro” e “O Engenho de Zé Lins”. A minha maior surpresa foi quando me encontrei com o Jessier Quirino, matuto por vocação, fisgado pelo coração, que também se casou com uma itabaianense, e depois que bebeu das águas barrentas da poesia de Zé da luz não quis mais sair daqui, tornando-se um dos maiores representantes da cultura nordestina, divulgando-a em todo recanto do Brasil, com seus versos, seus causos e sua música.

Itabaiana... Terra de Reginaldo Alves de Araújo, atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autor de 17 livros e da letra do Hino Oficial do nosso município. Itabaiana... Terra de Damião Ramos Cavalcanti, membro da Academia Paraibana de Letras; terra dos poetas André Ricardo Aguiar, Fábio Mozart, Erasmo Souto Camilo, Marcos Willams, dos irmãos Agenor e Orlando Otávio, da cantora e poetisa Zora Lira, e de tantos outros poetas menores, como eu, um simples “juntador de palavras”, apaixonado pelos encantos de sua natureza, e de maneira singular pela sua cultura que brota em cada canto como se fossem flores de um verdejante jardim.

Sim, eu já ia me esquecendo! Terra do músico e compositor Aracílio Araújo, radicado em Olinda-PE, considerado pelo grande Alceu Valença como “a máquina de fazer forró”. Terra de Adeildo Vieira, reconhecido pela crítica como uma das maiores revelações da música paraibana. Terra do artista plástico Otto Cavalcanti, aplaudido pela crítica internacional como uma das maiores expressões da pintura contemporânea, com exposições nos principais países da Europa.

Salve Itabaiana! Terra encantadora e hospitaleira. Terra de um povo inteligente. Um dos maiores celeiros da cultura paraibana. Terra que bebe, come e respira poesia.


ANTONIO COSTTA.