PILAR-PB: 255 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


A terra de José Lins do Rego completará, nesse 14 de setembro de 2013, 255 anos de emancipação política. Uma data muito especial para ser comemorada. Entretanto Pilar vive uma de suas piores crises financeiras, acompanhada, talvez, da pior administração pública desde quando foi elevada à condição de "Vila" (ou município), em 14 de setembro de 1758.

Mas será que Pilar realmente tornou-se um município emancipado?... A palavra Emancipação significa: ação de se tornar livre ou independente. O termo é utilizado em muitos contextos como por exemplo: emancipação de menor, emancipação da mulher, emancipação política, etc.

A emancipação dos escravos, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel é um exemplo do ato de dar liberdade, de tornar independente. Nesse caso, a palavra é sinônimo de alforria.

Será mesmo que em Pilar, onde o poder político é monopolizado pela família Veloso Borges, há mais de 50 anos, existe realmente liberdade política? Será mesmo que o poder econômico dessa família não tem influenciado na liberdade de escolha dos pilarenses?...

Que independência nosso município conquistou, nesses 255 anos, se ainda hoje é dependente das migalhas do governo federal para sobreviver!...

O fato é que não temos quase nada a comemorar, a não ser uma data bonita: mais de dois séculos e meio de emancipação política; o título de terceira cidade mais antiga da Paraíba (com seu patrimônio histórico quase todo destruído) e também a honra ser berço de José Lins do Rego (um orgulho para todos os pilarenses, inclusive para mais de 90% da população que nunca leram uma página de seus romances!)

Mas, enfim, "cantemos a nossa terra/ que tanta beleza encerra!/ Ela tem encantos mil,/ é um pedaço do Brasil!" Pois é melhor cantar e sorrir, nessas horas, do que chorar.

Um dia, quem sabe, Deus nos ajude a conquistar nossa verdadeira independência!

Antonio Costta